AJUPM | CENTRO DE APOIO AOS POLICIAS MILITARES

Instituição

Quem somos nós? Por que existimos?

 

Este é um Centro de Apoio aos Policiais Militares que foi criado em 2003 por policiais do Estado da Bahia e civis. Hoje é integrado por militares de Pernambuco, Piauí, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Bahia e outros estados, com o único e exclusivo objetivo de assistir socialmente aos PM’s de todo o Brasil, visto a necessidade de manter a sua dignidade em todos os sentidos.

Por ser uma categoria especial, mas que é tratada aos rigores da lei, inclusive dentro da própria caserna, o PM se submete não só ao seu regulamento, mas a todas as legislações pertinentes no País. Esse profissional lida diretamente com o crime, porém tem os mesmos direitos e deveres do cidadão comum, sem qualquer proteção legal no âmbito de suas atribuições. Ele tem o dever especial de manter a segurança pública em suas atividades ostensiva-fardada, utilizando arma do Estado, entretanto quando sai de serviço fica proibido de portar a sua própria arma (exceto aqueles que conseguiram um registro legal, o que se trata de minoria).

A profissão do policial militar impõe os rigores do Regime, contudo não retira os direitos oriundos da Constituição Federal. O AJUPM tem o compromisso com o policial militar e com as leis vigentes no País, preservando as instituições, as autoridades e, sobretudo, a moralidade em sua plenitude. Por isso existimos: para dar assistência ao policial militar dentro das previsões das leis vigentes do nosso Brasil.